20.1.12

maricotices e meia...




Maricota anda ocupada que só. À tarde tem aula de balé, flauta, violão. Chega, debruça a cabeça num livro e dorme. Acorda toda colorida de vontades. E ideias voadoras vivem nela.

Vai à escola e volta com a mochila cheia de ensinamentos. Outro dia mesmo me ensinou os vários tipos de risadas. E riu até doer a barriga. 

 Vira piruetas como se estivesse num circo. Acena pra menina que, igual a ela, vai de bicicleta para a aula de violão. Compra sorvete na esquina. Faz brigadeiro de panela. E canta no banho. Brinca de roda. Rabisca de giz a calçada. Leva tombo e sorri.

Aprende dez coisas por dia. Tem preguiça de ser triste. Descarta as impossibilidades. Estica a alegria pra alcançar o vizinho. Inventa palavras que fogem do dicionário. Carrega um sol dentro da bolsa.

Corre e pula e brinca e dança. E faz da vida a melhor festa que há. Pra ela não há tempo ruim. Pra ela não há choro que a faça parar. Pra ela o agora é florido e todo cheinho de Deus.

Ela ri e bate palma, ela canta e rodopia. Ela grita. Esperneia. Faz apostas. Perde e ganha. Tem boa sorte. Tem saúde. E mais, ela tem fé.

Ela divide o brinquedo com a menina da esquina. Ela desenha sonhos. Ela brinca de faz de conta. Inventa cenas, palavras e pessoas. Se faz de surda para não ouvir desavenças. 

Outro dia descobriu no dicionário a palavra esperança. E viu que não era bem aquele bichinho verde que sempre pousa na parede lá fora. E achou bonito falar de esperança para os outros. E passou a investigar o dicionário com olhar de cuidado.

Maricota é cheia das maninas. É cheia de graça. Maricota é menina crescida. E arteira que só. Se perde, joga de novo. Se cansa, dorme e sonha com dias lindos. Acorda toda renovada em Deus.

Se alimenta de palavras mágicas que foi colecionando pelo caminho. Espalha sorrisos por onde passa. Planta amizade, colhe uma porção de amigos de verdade. Porque ela é Maricota. Ela é eu. Ela é você.

PS: Pra quem não sabe, Maricota é uma pequena (notável) de oito anos que, de tanto olhar estrelas, ficou com um brilho diferente no olhar. E tem uma estranha mania: guardar pessoas nos bolsos, pra ficar mais fácil ser feliz.

Maricota é entendedora de estrelas também e vê o mundo de um jeito mágico. Me conta histórias de príncipes e sapos, embala meus sonhos, acredita no país das fadas e me leva pela mão ...


 por Cris Carvalho

Um comentário:

  1. Que coisa mais linda esse blog, a mensagem aqui nos comentários, esse texto.

    Que linda essa menina borboleta com um sol na bolsa.

    Eu conhecia uma garotinha mais ou menos assim, cheia de esperança e visão de flores na vida, nas pessoas.

    Deixei ela esquecida na memória, sorte que ela ainda se lembra.

    =)

    Bjão

    ResponderExcluir

'Que seja doce o que vier. Pra você, pra mim.'