10.4.12

Das eternidades


Aqui em casa apareceu um gato. Foi ficando, foi ficando e ganhou o nome de Mimo. Depois foi a vez de uma cachorrinha toda serelepe, que foi se acomodando e ganhou espaço e comida. E brincam os dois juntos parecendo amigos de mil anos.

Aqui em casa tem peixe também. A Mariana botou o nome dele de Bartolomeu. E tem tartaruga, tem passarinho, tem goiabeira e amoreira no quintal.

Tem gente jogando bola na rua. Tem minha mãe na máquina de costura. Tem o cheiro bom do café da tarde. Tem sol ardido e um riso grudado na boca.

A vó que com seus quase oitenta anos se lembra de poucas coisas, e lá do fundo da memória, como um baú de mágico, ela tira as histórias bonitas e descarta as outras. Tão bonitas que as conta dezenas de vezes enquanto ri e chora. E cochila à tarde. E dorme cedo. E não sabe que tem Alzheimer.

A rede continua no lugar. O bule, o bolo de fubá. O pai embasbacado com as notícias do jornal. A mãe e sua caixa de remédios e chás e ervas, capazes de curar dor de barriga e até dor de amor.

Tem reza no final do dia. Tem cama que abençoa com um sono perfeito. Tem barriga cheia e um punhado de alegrias bobas. Tem o dia nascendo e trazendo com ele uma vontade toda linda de viver.

Aqui em casa parece até que o tempo parou. E ser feliz consome a gente. Demais.

Cris Carvalho

4 comentários:

  1. Perder tempo sendo feliz, não é perca de tempo.
    Que gostosa essa rotina.

    Um beijo e boa semana!!

    ResponderExcluir
  2. Que texto mais lindo, me lembrou demais da minha infância,
    Tempo bom que guardo dentro de mim.
    Ótima semana Cris!

    ResponderExcluir
  3. Descrição perfeita de um cotidiano com o tempo suspenso. É um texto que leva todos à nostalgia da infância, acho. Se não a todos, a mim com certeza.

    ResponderExcluir
  4. Cris,

    Esse é o tempo que não passa e se eterniza no nosso melhor.

    Beijos.

    Lu
    http://www.lucianasantarita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

'Que seja doce o que vier. Pra você, pra mim.'